O desempenho do Vitória no Brasileirão Série A segue instavél. Muito se esperava que depois da realização do Mundial de Clubes da Fifa, o time baiano ressurgiria, mas a situação segue sendo delicada. Dentro e fora de casa, o cenário não muda, com resultados se repetindo e a maioria sendo empates ou derrotas.
Muitos torcedores tinha a esperança de que, pelo menos dentro do Barradão, o ‘Colossal’ conseguisse se sobressair perante os adversários. A expectativa era de muitas vitórias e poucos empates a depender do outro time que enfrentasse. Apesar disso, desde a volta da Série A, o Vitória só venceu uma partida em seus domínios.
Até o momento, dentro da casa do time baiano, foram cinco jogos com uma derrota e quatro empates. A derrota foi justamente a eliminação na Copa do Nordeste para o Confiança que, inclusive, culminou na demissão de Thiago Carpini, atual treinador do Juventude. Desde então, foram quatro jogos e três empates, todos pela Série A.
Como sobredito, o Vitória venceu o Bragantino e empatou com o Sport, com o Palmeiras e com o Juventude. Em três deles o Leão da Barra ganhava por 2×0 e todos eles terminaram com gols sofridos na reta final das partidas.
Por conta disso, e dos jogos anteriores à parada do Mundial da Fifa, o Vitória acumula um título indesejado que é usado pela torcida do Bahia para provocação: “Empatória”. Ao todo, no Brasileirão Série A são 10 empates, no Barradão são cinco empates.
Tudo isso faz com que o Vitória seja o quinto pior mandante da competição tendo conquistado apenas 14 pontos em 30 disputados no Barradão. Esse número reflete as três vitórias e os cinco empates do Rubro-Negro e um aproveitamento de 46,67%.