Uma nova pesquisa da Quaest divulgada nesta segunda-feira (25) aponta que 55% dos brasileiros consideram justa a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 39% acreditam ser injusta. 6% não souberam ou não quiseram responder.
O levantamento também questionou a percepção dos entrevistados em relação à participação de Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado. Para 52% das pessoas, ele tem sim participação no plano, já 36% acha que não houve nenhuma participação e 2% responderam que não houve tentativa de golpe de Estado no país. Já aqueles que não quiseram ou não souberam responder são 10%.
A opinião dos brasileiros de que Bolsonaro agiu para um golpe de Estado cresceu desde dezembro de 2024, quando 47% consideravam que ele tinha participação no plano.
O outro questionamento feito pela Quaest foi em relação à participação de Bolsonaro na chamada de vídeo e qual o motivo de sua participação. Para 57%, Bolsonaro queria provocar Alexandre de Moraes e fez isso de propósito. Já outros 30% responderam que Bolsonaro não compreendeu bem as regras impostas por Moraes e errou. 13% das pessoas não sabem ou não responderam.
A Quaest entrevistou 2.004 pessoas pessoalmente, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.