O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apoiou as operações realizadas na manhã desta quinta-feira (28) pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deflagrada pela Polícia Federal, Receita Federal e Ministérios Públicos estaduais, que resultou nas operações Quasar, Tank e Carbono Oculto. A Bahia e outros nove estados também foram alvos das ações. O petista se pronunciou através do X, antigo Twitter.
Jerônimo afirmou que a operação contra as operações bilionárias e ilegais do PCC no mercado financeiro e de combustíveis, é exemplo de que é possível combater o crime não apenas com operações de campo, “mas, também com o uso da inteligência policial e da integração de forças, que neste caso envolveu também a Polícia Federal, Ministério Público e também o Ministério da Fazenda”.
O governador citou que as investigações apontaram um envolvimento de famigerados fundos de investimentos da Faria Lima em SP. As operações levaram ao bloqueio e sequestro de mais de R$ 3,2 bilhões em bens e valores. Também foram cumpridos 400 mandados judiciais, incluindo seis de prisão e centenas de buscas e apreensões, em pelo menos oito estados do País.
Jerônimo disse que as operações do Governo Federal inspiram a gestão estadual. O gestor afirmou que a Bahia vai continuar firme no combate ao crime organizado, equipando a polícia e usando de recursos tecnológicos e de inteligência contra criminosos cada vez mais sofisticados. “Vamos derrotá-los”, garantiu o chefe do Executivo.