O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, disse na quarta-feira (3), que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e seus aliados enganaram o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), sobre as obras da ponte Salvador-Itaparica.
Segundo Neto, o presidente afirmou em entrevista à uma TV que “finalmente saiu a ponte Salvador-Itaparica”, mas a construção ainda foi iniciada.
“Recentemente enganaram o presidente Lula, trouxeram Lula à Bahia e disseram a Lula que a obra tinha começado. Lula foi inclusive a um programa de televisão e disse que a obra tinha começado, naturalmente imagino que mal informado pelos seus aliados do PT aqui do estado da Bahia. Isso virou uma brincadeira, uma brincadeira de mau gosto”, afirmou ACM Neto.
O ex-prefeito também criticou a postura de Jerônimo em relação ao relatório da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratado pelo governo estadual ao custo de R$5 milhões. O documento apontou falhas e falta de previsão real para execução da obra, mas o governador classificou o estudo como “fake news”.
“É uma verdadeira tragédia. O governo pagou 5 milhões de reais por esse relatório independente, que apontou problemas e confirmou que o projeto vem sendo conduzido de forma absolutamente irresponsável e inconsequente. E aí o governador simplesmente chamou o relatório que ele contratou e pagou de mentira, de criação. É inacreditável”, disse.
ACM Neto lembrou ainda que a promessa de construção da ponte se arrasta há quase duas décadas. Ele citou que o ex-governador Jaques Wagner anunciou em 2009 que entregaria a obra em 2013, o que não ocorreu. Rui Costa, segundo ele, também prometeu repetidas vezes, sem resultado.
“Se o governador tivesse respeito ao povo baiano, ele não falaria mais de ponte. Primeiro, começaria a obra de verdade, diria quando vamos ver a estaca sendo batida, daria uma data séria e firme para a entrega da obra. Eles não têm nenhuma moral, nenhuma autoridade, menos ainda Jerônimo Rodrigues, para falar desse assunto, que infelizmente já virou motivo de piada na Bahia e no Brasil pelo absurdo que se transformou essa enrolação do PT”, concluiu.
O ex-prefeito deu as declarações em entrevista à imprensa na cidade de Barra, no Oeste baiano, durante participação no Barra AgroShow, feira de agronegócio idealizada e organizada pelos produtores rurais do município.