O tradicional desfile cívico do 7 de Setembro de Candeias, que ocorre no domingo (7), a partir das 08h, entre a Praça Doutor Gualberto e Central de Abastecimento, vai refletir o tema: “Sustentabilidade, o Brasil que queremos para o amanhã”.
Na oportunidade, educadores, alunos, autoridades civis e militares estarão reunidos para reescrever não somente o tema proposto, mas retratar todos os personagens e histórias de luta dos brasileiros no processo de independência e expulsão dos invasores portugueses do país.
De acordo com a Secretaria de Educação (SEDUC), o objetivo do tema é passar a mensagem de conscientização sobre a importância com o meio ambiente, propondo a construção coletiva de saberes voltados à educação ambiental crítica. Além da abordagem interdisciplinar e reflexiva, defendendo os princípios de consumo e defesa da natureza.
O trajeto vai seguir o modelo dos anos anteriores: Praça Doutor Gualberto, 13 de Maio, 21 de Abril, Triângulo (Antônio Patterson) e encerra na Central de Abastecimento.
A Prefeitura montou estrutura com disciplinadores e também camarotes para as autoridades; camarote da acessibilidade (Para portadores de algum tipo de deficiência) e também para a população em geral.
O desfile é gratuito e a Prefeitura, por meio da Assessoria de Comunicação, vai mostrar os melhores momentos da festa cívica por meio das suas redes sociais.
Desfile pelos distritos
Durante toda a semana da independência que escolas dos distritos já realizam desfiles cívicos pela comunidade. Na Côlonia, mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino marcharam e mostraram todo patriotismo pelo Brasil.
Vestidos a caráter e cheios de orgulho no peito, os estudantes enfeitaram as ruas com coreografias, gritos de guerra e frases de estímulo à cidadania, à consciência ambiental e à sustentabilidade. Muitos deles chamaram a atenção com fantasias criativas confeccionadas a partir de materiais recicláveis, como garrafas PET, copos plásticos e até pedaços de isopor, mostrando na prática o tema escolhido para este ano.
Não diferente, ocorreram nos distritos de Passagem dos Teixeiras e Passé.