A Bahia se consolidou como líder no turismointernacional no Nordeste ao receber 133.708 visitantes estrangeiros entre janeiro e agosto de 2025. O número representa um crescimento de 62,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 82.406 turistas, segundo dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
Com esse resultado, o estado ultrapassou, sozinho, a soma de Pernambuco e Ceará, que juntos receberam 132.376 turistas estrangeiros. O levantamento aponta ainda que 44,5% dos viajantes internacionais que desembarcaram na região Nordeste escolheram aeroportos baianos como porta de entrada.
No panorama nacional, a Bahia também apresentou desempenho superior à média brasileira, que registrou aumento de 46,6% no fluxo internacional 15,7 pontos percentuais a menos que o crescimento baiano.
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), a expectativa é de que a alta se intensifique durante o verão 2025/2026, especialmente com o retorno do voo direto entre Salvador e a Cidade do Panamá, que deve ampliar a chegada de visitantes da América Central e de países vizinhos.