O advogado de Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como “Averaldinho”, uma das principais lideranças do Bonde do Maluco (BDM), foi preso na manhã desta quinta-feira (11), no Corredor da Vitória, em Salvador. O Dr. Antônio Jorge Santos Júnior é suspeito de tentar usar um documento judicial falsificado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para obter a soltura de seu cliente, apontado como líder da facção nos bairros do Calabar e Alto das Pombas.
A investigação, iniciada após a apresentação do documento fraudado no dia 22 de julho deste ano, revelou que a Secretaria do Juízo certificou a inexistência de tal decisão no âmbito do STJ, levantando fortes indícios de falsificação. Averaldinho atualmente cumpre pena no Conjunto Penal de Serrinha, uma unidade de segurança máxima na Bahia.
A prisão do advogado ocorreu durante a “Operação Fake Freedom”, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Mandados de busca e apreensão no escritório do investigado resultaram na apreensão de notebooks, máquinas de cartão, pen drives e documentos. A Justiça também determinou a suspensão do exercício profissional do advogado.
Fontes indicaram que uma festa já estava sendo organizada no Calabar para celebrar o suposto retorno do traficante à localidade.