O preço do ovo de galinha subiu 3,88% no ano de 2023 e foi a proteína com a maior alta um levantamento feito pelo Jornal Candeias mostra que uma cartela com 30 unidades custa cerca de R$ 24 em alguns mercados e faz a população reduzir o consumo
Ainda Conforme o levantamento realizado pelo Jornal Candeias nesta terça-feira (30), enquanto o produto teve aumento no primeiro mês do ano, o preço do frango, por exemplo, caiu 1%. Já a carne de porco ficou 2,99% mais barata no periodo. Entre as carnes bovinas, as opções ficaram, em média, 1,02% mais em conta. Compare alguns itens:
- Ovos: 2,88%
- Pescados: 0,19%
- Frango: – 1%
- Carne de porco: -2,99
CONSUMIDORES PERCEBEM
Conforme a análise do divulgadas pelo IPCA, a alta no preço dos ovos de galinha não é de agora, já que a inflação acumulada é de 20,19% nos últimos 12 meses. Cientes da diferença nos valores, a aposentada Luci Astini e o autônomo
Paulo César Silva alegam que a diferença foi notada até mesmo entre os produtos mais baratos.
“Tá muito caro, mesmo aquele mais baratinho”. diz a mulher. “Comprei uma cartela com 30 ovos e ainda paguei barato, R$ 19,90. Foi uma promoção, mas subiu muito né? No meu trabalho, uso bastante ovo e fica dificil”, alega ele.
O aposentado Osmar de Mattos também reclama. “Ultimamente eu nem estou comprando mais ovo, porque eu sou aposentado e recebo um salário mínimo.
Então, so vou picando, comprando meia dúzia quando dá”, detalha o idoso.