A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou nesta quinta-feira (11), o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, Walter Braga Netto a 26 de anos de prisão, inicialmente em regime fechado.
O ex-ministro ainda foi condenado a 100 dias multa no valor de um salário mínimo o dia.
O ministro Flávio Dino havia sugerido uma pena de 30 anos e 2 meses de prisão, considerando a gravidade dos crimes atribuídos ao ex-ministro, especialmente sua participação em um plano para assassinar autoridades.
Julgamento
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado em pena fixada a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado. A decisão foi divulgada na noite desta quinta-feira (11) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os ministros fixaram a pena em 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 9 meses de detenção. A pena foi proposta por Moraes.
O voto do ministro Alexandre de Moraes – relator do processo – foi acompanhando por Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux votou pela absolvição. O placar final foi de 4 a 1.
Bolsonaro foi condenado por sua participação em uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota nas eleições de 2022. Essa é a primeira vez na história do Brasil que um presidente é responsabilizado judicialmente por atos que atentaram contra a democracia.












