O Ministério Público da Bahia (MPBA) cumpriu, nesta sexta-feira (12), dois mandados de busca e apreensão em Salvador contra um empresário investigado por tentativa de aliciamento de atletas do Londrina Esporte Clube. A ação integra a investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP do Paraná sobre manipulação de resultados esportivos.
As diligências na capital baiana tiveram apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Outros quatro mandados foram executados em Itapema (SC) pelo Gaeco catarinense.
Segundo as apurações, o empresário e outro suspeito ofereceram R$ 15 mil a um jogador do Londrina para que recebesse cartão amarelo nos primeiros 27 minutos do jogo contra o Maringá, pela Série C do Campeonato Brasileiro, realizado em 26 de abril. A proposta teria sido feita horas antes da partida.
O Londrina comunicou a tentativa à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que acionou a Polícia Federal. O caso foi encaminhado ao Gaeco do Paraná. Os envolvidos são investigados por crimes previstos na Lei Geral do Esporte (14.597/2023), que pune tentativas de manipular resultados esportivos.