Mais de 200 policiais civis e militares participaram, na manhã desta quinta-feira (18/09), da Operação Réprobos, que cumpriu mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso envolvido em confrontos, tráfico de drogas e homicídios em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.
Conforme apuração do Informe Baiano, parceiro do Jornal Candeias, a ação, coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), teve como alvos os bairros de São Cristóvão e Nova Brasília da Estrada Velha do Aeroporto, além de pontos estratégicos na Região Metropolitana.
Segundo a Polícia Civil, 11 pessoas foram presas durante o cumprimento dos mandados. Outros três suspeitos entraram em confronto com as equipes, foram feridos, socorridos, mas não resistiram.
Um dos mortos foi identificado como Tiago de Jesus Anjos, conhecido como “Baiana”, apontado como chefe do tráfico no Planeta dos Macacos. Ele foi baleado por volta das 5h23 e encaminhado ao Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, mas não sobreviveu.
O segundo confronto ocorreu às 6h14, no Condomínio Bosque do Aeroporto, localizado na Avenida Aliomar Baleeiro, bairro de Nova Brasília. O terceiro suspeito morto ainda não teve a identidade nem o local da ocorrência divulgados.
Além das prisões, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de 31 contas bancárias ligadas à organização criminosa e da apreensão de três veículos. Participaram da operação equipes dos departamentos DEIC, DENARC, DRACO, DIP, DEPOM, DEPIN, DPMCV, POLINTER, além do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e guarnições da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM).