Durante evento no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “já caminha para a quarta eleição”. A declaração foi dada nesta sexta-feira (26), durante encontro sobre segurança pública promovido pela Comunitas.
Motta destacou que Lula é o primeiro presidente eleito três vezes desde a redemocratização e disse que o país já vive um processo de reeleição.
O deputado fez a observação enquanto tratava dos desafios da Câmara para avançar em pautas estruturantes. Entre elas, a proposta de emenda constitucional que cria o Sistema Único de Segurança Pública, com objetivo de integrar políticas e ampliar o financiamento do setor.
Segundo Motta, a escolha do deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE) como relator foi para garantir um debate técnico, afastado da polarização. “A Câmara é a Casa com maior representação, onde a radicalização grita mais forte. Precisamos de equilíbrio para discutir temas relevantes”, afirmou.
Ele também criticou a paralisação de debates importantes em razão de temas políticos e judiciais, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF e as sanções dos EUA a um ministro da Corte. “Tudo acaba capturado pela polarização, tomando espaço de outras pautas essenciais”, disse.