A rodada do Brasileirão deste final de semana colocou o Vitória ainda mais dentro da zona de rebaixamento. Além de perder para o Grêmio por 3 a 1 fora de casa, o Leão viu o Atlético-MG vencer e outros três adversários diretos empatarem: Internacional, Santos e Juventude.
Com os resultados, o Rubro-Negro estacionou nos 22 pontos e foi ultrapassado pelo time de Caixas do Sul, que tem a mesma pontuação, mas com duas vitórias a mais. Para completar, a distância para sair do grupo dos últimos colocados aumentou já que o Santos foi para 27 pontos e ainda tem um jogo a menos.
Porém, a campanha preocupante do Vitória em 2025 ainda pode ter salvação. Um exemplo aconteceu justamente com o Leão no ano passado. Após 25 partidas disputadas em 2024, o time baiano tinha os mesmos 22 pontos. A diferença é a forma que a pontuação foi conquistada na temporada passada e que muitos dos adversários jogaram menos.
25ª rodada em 2024
22 pontos
- 6 vitorias
- 4 empates
- 15 derrotas
25ª rodada em 2025
22 pontos
- 4 vitorias
- 10 empates
- 11 derrotas
Chances de rebaixamento dispararam
Com o desdobramento da última rodada, o Vitória viu também as chances de rebaixamento subirem de forma alarmaente. Segundo os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade de Federal de Minas Geras (UFMG), agora o Leão tem 80,4% de propabilidade de cair para segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

O percentual é maior, inclusive, do que o do Fortaleza, que mesmo estando atrás do Rubro-Negro na tabela, tem 73,3%. Depois o Juventude aparece com 65,8% de chances de rebaixamento. Outros times que ainda possuem risco real, conforme o levantamento, são: Santos, Internacional, Corinthians e Ceará. Já clubes como Atlético-MG, Vasco, Bragantino e Grêmio surgem com probabilidades remotas de queda.












