O governador Jerônimo Rodrigues (PT) adquiriu o empréstimo no valor de R$ 800 milhões (US$ 150 milhões de dólares) com o banco internacional para reconstrução e desenvolvimento (BIRD) para financiar o programa de manutenção proativa e resiliência das rodovias baianas (Pro-rodovias).
A transferência financeira foi oficializada na última segunda-feira, 29, mas publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje, 30. Antes, a aquisição do recurso foi analisada e aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
A Pro-rodovia nasceu ainda no governo Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, que solicitou o montante à ALBA em novembro de 2022, com o intuito de “aprimorar as condições de acesso rodoviário às diversas regiões do Estado”.
A iniciativa, contudo, só foi lançada no ano de 2024, já na gestão Jerônimo Rodrigues. À época, o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, explicou como funcionaria a iniciativa.
“Para o Pro-Rodovias, as novidades são a inclusão da implantação de contornos viários na BA-001 e da manutenção proativa, que é uma nova forma de contrato de longo prazo baseado em desempenho com gatilhos para eventos climáticos extremos”, disse o gestor.












