O ex-prefeito de Candeias, Sargento Francisco que assumiu a presidência do PSD na última semana, poderá ser o candidato único da base do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) a prefeitura da cidade em 2024, após o enfraquecimento do nome da petista Marivalda da Silva que esperava ser a indicada do prefeito Pitágoras Ibiapina a sucessão, o que foi descartado na sexta-feira (26) passada pela primeira dama e chefe de Gabinete, Soraia Cabral (PP).
Com a fala de Soraia Cabral, nas hostes petistas é dado como certo a desistência de Marivalda (que já foi pré-candidata do Sargento Francisco em 2016 na foto acima), já que o partido não tem musculatura no município, e participa da gestão do prefeito com cargos e secretaria. O PV um dos partidos que compõem a federação PT, PV e PCdoB, a qual só poderá lançar um nome a sucessão de Pitágoras, defende o nome do vereador Silvio Correia, alegando ter preferência na federação, pois tem dois vereadores na Câmara e de ter lançado candidato a deputado estadual.
Com a indecisão e disputa de nomes dentro da federação, o nome do ex-prefeito Sargento Francisco passou a dispontar como nome de união do grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), para representar o governo na disputa da prefeitura da cidade em 24. O sargento teria assumido inclusive essa semana a presidência do PSD, partido mais importante da aliança do governo com a liderança do senador Otto Alencar.
Conta a favor de Francisco, o fato da boa relação com Silvio Correia e de Marivalda Silva ter sido a sua líder de governo de 2013 à 2016 na Câmara de Vereadores, nos momentos mais difíceis do ex-gestor, que levou a vereadora perder até a sua reeleição.