Durante a reinauguração do Fórum de Candeias, realizada na manhã desta sexta-feira (31/10), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Resende, anunciou importantes mudanças no quadro judicial do município, incluindo a implantação da 2ª Vara Cível e a promoção dos juízes que atualmente atuam na Comarca.
O evento contou com a presença do prefeito Eriton Ramos, do ex-prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, além de secretários municipais, servidores do Judiciário e lideranças da sociedade civil, que prestigiaram o ato de fortalecimento do sistema de Justiça local.
Segundo a presidente do TJ, a criação da nova Vara vai permitir uma resposta mais ágil aos processos que tramitam no município, abrangendo relações de consumo, causas cíveis, comerciais, registros públicos, acidentes de trabalho e Fazenda Pública.
“Candeias cresceu muito e há tempos atrás, chegou a ter quase 40 mil processos para apenas um juíz. Fizemos alguns saneamentos e hoje temos mais ou menos 16 mil processos em tramitação. A instalação da 2ª Vara Cível é um passo fundamental para garantir celeridade e eficiência na prestação jurisdicional”, afirmou a magistrada.
A desembargadora também confirmou que haverá mudança no quadro de juízes da comarca.
A juíza Ana Bárbara Barbuda Ferreira Mota, que atuava na Vara Cível, foi promovida para a Comarca de Jequié, enquanto o juiz André Figueredo, da Vara Criminal, também recebeu promoção e deverá ser deslocado para outra comarca nos próximos dias. Os nomes dos novos magistrados que irão assumir as varas de Candeias ainda não foram divulgados.
O prefeito Eriton Ramos destacou a importância da ampliação do Judiciário para o município. “A chegada da 2ª Vara representa mais estrutura e justiça para nossa população. Candeias cresce, e é fundamental que os serviços públicos inclusive o Judiciário, acompanhem esse ritmo”, afirmou o gestor.













