O prefeito de Salvador, Bruno Reis, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, lançaram nesta quinta-feira (6) o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, durante evento no Hotel da Bahia By Wish, no Campo Grande. A iniciativa ocorre em meio ao avanço das facções criminosas e prevê ações integradas entre o município e o Estado.
O plano, com vigência de dez anos e revisões a cada dois, tem como objetivo consolidar políticas permanentes de prevenção à violência e fortalecer o trabalho conjunto entre as forças de segurança. A proposta foi construída com participação da sociedade civil, órgãos públicos e entidades especializadas, buscando unir esforços de inteligência, policiamento e políticas sociais voltadas à redução da criminalidade em Salvador.
Durante o lançamento, o secretário Marcelo Werner destacou a necessidade de adaptação às novas dinâmicas do crime organizado.
“A dinâmica das facções mudou muito. Nos últimos três anos houve uma associação de facções locais com as do eixo Sudeste, trazendo novos modos de atuação e armamento”, afirmou.
Werner reforçou ainda que a cooperação entre Estado e município é essencial para aumentar as apreensões de drogas e armas, além de enfraquecer financeiramente as organizações criminosas.
“Temos que descapitalizar essas facções. É um trabalho contínuo, com foco em inteligência e operações conjuntas, já que muitas lideranças nem estão mais na Bahia”, completou.
O Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social marca um novo passo na integração entre governo do Estado e Prefeitura de Salvador, alinhando estratégias para combater a criminalidade e ampliar a sensação de segurança na capital baiana.













