A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (5), a proibição da fabricação, comercialização, distribuição e propaganda de suplementos alimentares e bebidas energéticas da OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados Ltda. que contêm ozônio. A medida também contempla a apreensão dos produtos já em circulação.
Segundo a agência reguladora, o ozônio — gás com autorização somente para uso como agente de desinfecção em água — não possui avaliação de segurança ou aprovação para uso como ingrediente em suplementos ou bebidas prontas para consumo. Além disso, os produtos investigados vinham sendo anunciados com alegações terapêuticas não autorizadas, como apoio ao funcionamento digestivo, hepático, ocular ou cardiovascular.
A Anvisa esclareceu que suplementos alimentares só devem veicular funções nutricionais ou metabólicas aprovadas pela legislação — finalidades medicinais ou terapêuticas são exclusivas de medicamentos e exigem comprovação científica













