Mais de 4,8 milhões de candidatos participam, neste domingo (9), do primeiro dia do Enem 2025, aplicado em 1.804 municípios de todo o país. A avaliação será realizada em dois domingos — 9 e 16 de novembro — e continua sendo a principal porta de entrada para universidades públicas e programas como Sisu, Prouni e Fies.
No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para responder 45 questões de Linguagens, Ciências Humanas e produzir a redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. A prova vale de 0 a 1.000 pontos e é elaborada a partir de uma situação-problema acompanhada de textos motivadores.
Os portões abrem às 12h e fecham rigorosamente às 13h, no horário de Brasília. A prova começa às 13h30 e termina às 19h. Quem quiser levar o caderno de questões só poderá deixar a sala após 18h30. O edital não permite entrada após o fechamento dos portões.
Para realizar o exame, os participantes devem apresentar documento oficial com foto e utilizar caneta preta transparente. O cartão de confirmação, disponível na Página do Participante, não é obrigatório, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar a localização da sala.













