O deputado estadual Cafu Barreto (PSD), que anunciou na segunda-feira (17) sua saída da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para integrar o projeto político do principal adversário do petista na disputa estadual, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), detalhou nesta terça-feira (18) o que motivou sua decisão.
“O que motivou [minha saída] foi a conversa com as pessoas, ouvindo elas, as pessoas desejavam o novo, a esperança, a mudança de administração, e foi isso que levou a nossa decisão, ouvindo ainda esse grupo, nos motivou, com muita altivez, responsabilidade e carinho, a seguir esse caminho”, explicou.
Questionado sobre sua relação com o PSD, tendo em vista que o partido segue integrando a base petista, Cafu pontuou sua boa relação com a sigla e reforçou que sua decisão foi pessoal e acertada internamente. “Temos desde 2011 o partido formalizado lá na região de Irecê, fui prefeito em 2012, desde lá, até hoje, eu estou filiado ao PSD, e essa decisão foi tomada de forma conversada, com as pessoas, com os pares, e essa foi uma decisão do deputado Cafu Barreto, não foi uma decisão do partido”, pontuou o parlamentar.
As declarações foram feitas pelo deputado em entrevista coletiva na sala de Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.
Além de integrar a base do governador, Cafu ainda ocupava o posto de vice-líder do governo na Alba. Sua saída vem na esteira do desligamento do também deputado Nelson Leal (PP), que deixou a bancada governista para assumir a coordenação da pré-campanha de ACM Neto para as eleições de 2026.













