O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quarta-feira (26), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de declarar o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como trânsito em julgado. De acordo com Lula, o Brasil demonstrou maturidade democrática e reforçou o compromisso das instituições brasileiras com a legalidade e a democracia.
Na terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes ordenou a prisão dos réus condenados no Núcleo Crucial e determinou que Bolsonaro permanecesse custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde já estava detido por violar a tornozeleira eletrônica.
Durante discurso no evento que marcou a sanção da nova lei que garante isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5mil, Lula afirmou: “Este país deu uma lição de democracia ao mundo, sem um alarde, a Justiça brasileira mostrou sua força, não se amedrontou com ameaças de fora, e fez um julgamento primoroso, sem uma denúncia de oposição”, disse o presidente.
Lula afirmou ainda que sua satisfação não se deve à prisão de adversários, mas à solidez demonstrada pelo sistema democrático. “Pela primeira vez você tem alguém preso por ameaça de golpe, tem quatro generais e um ex-presidente, numa democracia que vale para todos e não é privilegio de alguém. Estou feliz não pela prisão de alguém, mas feliz por ver que o Brasil estava maduro para exercer sua democracia”, completou.











