Um adolescente de 17 anos foi o principal alvo da Operação Heródoto, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia na última quinta-feira (27), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O jovem, residente no bairro de Novo Horizonte, é investigado por uma série de condutas graves cometidas em grupos de uma rede social.
O mandado de busca e apreensão domiciliar visa apurar a participação do adolescente em crimes como ameaças de ataques a escolas, apologia e prática de nazismo, induzimento e instigação ao atentado contra a vida de outros usuários, abuso sexual mediado pela internet e transmissão ao vivo de maus-tratos contra animais.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil identificaram que o adolescente também acessou, compilou e divulgou dados pessoais de autoridades policiais que atuam no combate a crimes digitais. Essas informações foram difundidas em comunidades virtuais restritas, colocando em risco a integridade dos profissionais envolvidos, conforme nota da corporação.
Durante a ação, dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à análise. O material poderá ser usado para identificar outros possíveis envolvidos. A Polícia Civil da Bahia ressaltou que a apreensão não apenas interrompe as condutas ilícitas do adolescente, mas também reforça a proteção da comunidade escolar e dos agentes que tiveram seus dados expostos.
O adolescente responde a Autos de Investigação de Ato Infracional. As apurações seguem para a judicialização do caso e a devida responsabilização dos envolvidos.












