O poder judiciário da cidade de Candeias ajudou a se tornar realidade o sonho de muitos casais em oficializar a união civil após anos de convivência. Inclusive, muitos desses casais já com famílias formadas e filhos crescidos ou a caminho.
A cerimônia com 10 noivos ocorreu na manhã de sábado (29/11), na Câmara de Vereadores da cidade, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) – programa este, implantado recentemente na cidade de Candeias.
A ação é fruto de uma parceria entre os poderes executivo e judiciário, com apoio do cartório de Maria e do poder legislativo, numa iniciativa da juíza titular da Vara Cível do município, Ana Bárbara Barbuda, e da Oficiala de Registro Civil, Conceição de Maria de Abreu Ferreira Machado.
A cerimônia foi conduzida pela magistrada Ana Barbara, que emocionou o público ao destacar que não existe nada mais importante e profundo que o amor e a família. “Mais do que um ato formal, a cerimônia constituiu um momento emocionante para todos os presentes. Como magistrada celebrante, pude testemunhar a alegria dos casais ao oficializarem suas uniões, garantindo assim direitos sucessórios, previdenciários e patrimoniais não apenas para si, mas para toda a estrutura familiar. O casamento coletivo demonstra que o Judiciário cumpre sua função social ao aproximar-se da comunidade, levando seus serviços onde são mais necessários e contribuindo efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou a magistrada.
O noivo Alex não escondeu a emoção ao dizer sim para a amada perante todos os presentes. “Hoje estamos trilhando o caminho que Deus pede: nos casar e constituir nossa família com muito amor e união. Agora sim, tá tudo certo”, comemorou.
A oficiala Conceição Maria também não escondeu a emoção no processo de organização para a cerimônia coletiva. “Muito emocionada, afinal é o primeiro casamento coletivo que realizamos aqui em Candeias e tem muito sentimento misturado. Pessoas que há anos esperam por um momento como esse. A cerimônia do casamento coletivo foi embalada pelo pulsar de corações apaixonados que, em perfeita sintonia, transformaram o amor mútuo em decisão e compromisso”, explicou.
Um dos momentos mais marcantes da cerimonia foi a entrada do noivo Tarcísio com a esposa Rebeca. Tocando um dos sucessos mais conhecidos de Djavan (Um amor puro), o noivo/músico levou às lagrimas não só a futura esposa, mas muita gente que acompanhava o momento especial. “Desde a primeira vez que eu a vi sabia que ela era a mulher da minha vida”, revelou.
A noiva ainda arrumando as ideias escreveu: “Meu Deus ainda estou em êxtase em ver o amor da minha vida tocando para mim”, postou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades entre elas a presidente da Casa Legislativa, Rosana de Bobó; dos vereadores Cássio Vinícius e Tânia Batista, a primeira dama do município Tarcila Ramos, que representou o prefeito Eriton Ramos; dos secretários municipais Joelma Aneide (Chefe de Gabinete) e Adejair Estevam (SEMOP), e demais representantes dos três poderes.


















