A Copa do Nordeste de 2026 já tem seus participantes definidos, e a principal novidade para o futebol baiano é a ausência do atual campeão. Classificado para a Conmebol Libertadores de 2026, o Bahia não disputará o torneio regional na próxima temporada.
O Vitória, por sua vez, garantiu presença após escapar do rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro e ficará como principal representante do estado na competição.
Com isso, a Bahia será representada por três clubes: o Vitória, a Juazeirense e o Jacuipense. A vaga da Juazeirense veio justamente em função da permanência do Leão na Série A, enquanto o Jacuipense entra pelo critério definido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).
Por que o Bahia está de fora?
A ausência do Tricolor no Nordestão de 2026 não é uma decisão do clube, mas consequência direta do novo regulamento do torneio regional.
Pela regra atual, equipes que garantem vaga em competições continentais estão automaticamente fora da Copa do Nordeste na temporada seguinte.
Como o Bahia assegurou classificação para a fase preliminar da Libertadores, perdeu o direito de disputar a Lampions League, abrindo espaço para que outras equipes do estado ocupassem as vagas disponíveis.
Novo formato da Copa do Nordeste
A edição de 2026 contará com 20 equipes, distribuídas por nove estados. O torneio será disputado entre os dias 25 de março e 7 de junho e trará mudanças importantes no formato. Os clubes serão divididos em quatro grupos com cinco times cada.
Para garantir os clássicos regionais já na primeira fase, equipes do mesmo estado não poderão ficar na mesma chave. Nesse modelo, os jogos acontecerão sempre entre grupos cruzados, com cada time realizando cinco partidas na fase inicial.
Avançam às quartas de final os dois melhores de cada grupo. As quartas de final serão disputadas em partidas únicas. Já as semifinais e a grande decisão ocorrerão em jogos de ida e volta.
Clubes confirmados na Lampions League
Alagoas: CRB e ASA
– Bahia: Vitória, Juazeirense e Jacuipense
– Ceará: Ceará, Fortaleza e Maracanã
– Maranhão: Maranhão e Imperatriz
– Paraíba: Sousa e Botafogo-PB
– Pernambuco: Sport e Retrô
– Piauí: Piauí e Fluminense
– Rio Grande do Norte: América-RN e ABC
– Sergipe: Confiança e Itabaiana












