Numa cerimônia de gala que reuniu a alta cúpula do Sistema FIEB e agentes políticos de Candeias, a exemplo do prefeito Eriton Ramos, vereadores, secretários e pessoas ligadas à educação, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (11), a nova unidade da escola Sesi Manuel Querino.
O tradicional colégio que funcionava há mais de 30 anos na Praça Doutor Gualberto, no Centro da cidade, agora está localizado no bairro do Ouro Negro, em frente ao Fórum da cidade.
O empreendimento só foi possível graças à contrapartida por parte do poder público municipal que fez a doação do terreno de pouco mais de 13 mil metros quadrados, numa área construída que chega a 7.882,73 m².
“Costumo dizer que quem não estudou no Sesi, no mínimo, teve vontade de estudar. Ter em nossa cidade uma escola tão reconhecida e de credibilidade na área técnica é muito importante, pois o selo Senai mais nossa mão de obra qualificada é o casamento perfeito de sucesso profissional para nossos jovens estudantes”, ressaltou Eriton.
A nova estrutura terá capacidade para mais de mil estudantes, com ambientes amplos e planejados para estimular a aprendizagem, a criatividade e a convivência.
“Estamos cumprindo uma obra numa cidade industrial muito importante que é Candeias. Com a inauguração dessa escola, além de melhorar a qualidade de ensino, ela amplia nossa capacidade de atendimento, permitindo uma integração entre as unidades aqui existentes (escola Sesi X prédio Senai) para aproveitarmos as instalações para mais serviços junto ao Senai”, explicou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.
Após o descerramento da placa inaugural, o prefeito Eriton e toda a equipe foram convidados a conhecerem as instalações da nova unidade, que tem previsão de iniciar as atividades escolares no final de janeiro de 2026. Depois da visita, os presentes participaram de um coquetel oferecido pela instituição.
O prédio, distribuído entre subsolo e térreo, abriga cantina, refeitório, biblioteca, salas administrativas e pedagógicas, além de espaços como sala de rádio escolar e grêmio estudantil. Conta também com 11 salas de aula convencionais e sete salas temáticas — dedicadas às áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas — além de laboratórios de informática, iniciação científica, maker e três ambientes voltados exclusivamente para atividades de robótica.
Além de um ginásio com quadra poliesportiva, arquibancada e vestiários, um auditório, portaria, abrigo de resíduos, subestação elétrica e estacionamento com 74 vagas, estruturas compartilhadas com o edifício do SENAI já existente no local.
















