A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) lançou nesta sexta-feira (12), o Baralho Lilás, ferramenta inédita no Brasil voltado à identificação e captura de foragidos envolvidos em feminicídios, estupros, violências domésticas e outras agressões.
A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, e exibe 16 procurados com mandado de prisão e denúncia formal do Ministério Público da Bahia (MP-BA), na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado.
As cartas com os criminosos ficarão expostas no site do Disque Denúncia e a população pode auxiliar a Polícia na localização dos foragidos da Justiça através do telefone 181.
Entre as medidas que integram a rede de proteção à mulher, estão o Batalhão Maria da Penha, as Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, e as Salas Lilás, instaladas nos últimos três anos em diferentes regiões da Bahia.
Marcelo Werner, titular da SSP, destacou a importância das ações realizadas no enfrentamento à violência contra mulher na Bahia. “A ideia é que a gente possa fortalecer cada vez mais essa rede, a participação popular através do Disque Denúncia, de forma totalmente anônima e sigilosa, mas o principal objetivo é diminuir os índices de violência para contra a mulher. Junto a esse instrumento, teremos a intensificação do uso da tecnologia, com prisões por reconhecimento facial”, disse.












