Prefeitura Municipal de Candeias emitiu nota onde esclarecer a população acerca dos fatos inverídicos que se tornaram público neste Município na semana passada. Segundo a prefeitura no dia 07 de Junho de 2023, uma falsa denúncia prolatada na Tribuna da Câmara de Vereadores, pelo Vereador da Oposição, Sr. Silvio Correia, dava conta de que teria havido a contratação de uma empresa para fornecimento de ovos de galinha no valor correspondente a R$5.777.850,00 (cinco milhões, setecentos e setenta e sete mil e oitocentos e cinquenta reais).
A prefeitura de Candeias esclarece:
Não existiu nenhuma compra de ovos na gestão, no valor citado pelo edil. Através dessas informações levianas, se faz imperioso ressaltar:
A) o processo licitatório citado, ainda não foi deflagrado, ou seja, a licitação está em sua fase inicial, interna, ainda em fase de cotação.
B) a licitação em questão não contempla apenas ovos, como de forma maldosa afirmou o edil. O processo de licitação, contempla proteínas correspondentes a carnes, frangos, peixes e ovos, para toda rede de ensino, vale dizer para mais de 11.000 alunos.
C) é importante a população Candeense saber que nesses processos de licitação, são feitas cotações de forma ampla e transparente através do diário oficial, inclusive em bancos de preços nacional, com o propósito de adquirir os alimentos para serem distribuídos nas refeições escolares para o ano letivo.
D) como não houve o processo licitatório, é também inverídica a informação que a empresa vencedora do certame teria sido a mesma fornecedora responsável pela instalação das bandeirolas nos festejos juninos desse Município.
A prefeitura lamenta que dados absolutamente inverídicos, estão divulgados de forma criminosa e com finalidade política. Segundo a gestão, um veículo de comunicação, replicou a informação inverídica do vereador, ampliando a divulgação da fakenews, sem ter apurado com a Prefeitura Municipal de Candeias a confirmação de tais dados.
Quanto a matéria divulgada de que teria havido superfaturamento e desvio de verbas na aquisição de peixe da Semana Santa, a prefeitura esclarece:
A) em virtude da falta de disponibilidade do pescado em “posta” no volume de aproximadamente 43 toneladas, em toda indústria nacional, a prefeitura distribuiu o peixe “inteiro”.
B) diante disso, através do processo 1697/2023, foi necessário a diminuição do valor do contrato inicial em R$ 127.774,75 (cento e vinte e sete mil, setecentos e setenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) conforme dados públicos no Portal da Transparência.
C) o peixe inteiro distribuído a nossa população mais carente custou o mesmo valor daquele adquirido no ano de 2022, mesmo com toda inflação que assola nosso País.
Por fim, feito os devidos esclarecimentos, a Prefeitura de Candeias, reforça o repúdio às Fakes News, às acusações inverídicas e caluniosas, utilizadas apenas para ludibriar a opinião pública, ao tempo que informa que todas medidas judiciais estão sendo adotadas, para que a verdade sempre prevaleça, e, para que a honra de nossos colaboradores não sejam absurdamente violentadas.