Com a aproximação do ano eleitoral, um “xadrez político” já começou a ser jogado na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a disputa da prefeitura de Salvador. Apesar de alguns nomes já estarem se colocando para a vaga, o indicativo de integrantes do PSB é que o partido pode se beneficiar de alguns entraves.
Mesmo em compasso de espera do governador Jerônimo Rodrigues, os partidos da federação, PT, PV e PCdoB, além do PSB tem se articulado para estabelecer a melhor estratégia, incluindo as possibilidades para vice. As arrumações na capital baiana já têm sido estabelecidas pelas lideranças dos partidos.
Com o PCdoB apontando a pré-candidatura de Olívia Santana e o PT indicando a possibilidade de ter um nome na disputa, ambos terão que “pacificar” a relação para o pleito. Saindo um nome da federação, abre-se a possibilidade para o PSB. De acordo com lideranças da legenda, o partido tem “grande chance” de indicar um nome para chapa, sendo até um nome para vice.
Os bastidores do partido presidido pela deputada federal Lídice da Mata (PSB) têm estado aquecidos, com a possibilidade da indicação dela própria na disputa, do vereador Sílvio Humberto e do presidente da Conder José Trindade. Outro ponto indicado por algumas lideranças da legenda é que, caso o PT insista na filiação de um nome do partido como cabeça de chapa, o partido teria a “prioridade” em colocar um nome na vice.
O advento da federação nas eleições deve gerar um “embate” interno que pode beneficiar o PSB na indicação de um nome. A avaliação de interlocutores do partido é que, com o impedimento de lançamento de candidaturas da mesma federação, o partido conseguiria, mesmo perdendo filiados, conseguir o espaço em uma eventual chapa majoritária no pleito da capital baiana. As informações são do Bahia Notícias