O enfretamento do coronavírus em Madre de Deus será endurecido. O prefeito Jailton Santana (PTB) adiantou neste domingo (14) que decretará lockdown no município da Região Metropolitana de Salvador. A medida entra em vigor dia 21 de junho, com previsão inicial para sete dias de duração.
O gestor participou de uma reunião com representantes das associações comerciais e religiosas nesta manhã para tratar sobre o assunto. “Importante para fazermos a construção de um decreto onde todos saibam das necessidades”, pontuou Jailton.
“O objetivo é tirar pessoas das ruas, evitar aglomeração e evitar contaminação. Nosso índice cresceu na semana passada e foi compreendido por todos os participantes da reunião que era necessário fazer o fechamento total na cidade”, complementou o petebista.
O lockdown não entrará em vigor de forma imediata para que, segundo Jailton, a população tenha uma semana de preparação. “É para a comunidade começar a fazer o provisionamento de suas casas. Para que não seja desordenadamente, nem correndo”, justificou.
Para garantir o cumprimento da medida, a Polícia Militar será acionada pelo prefeito. As empresas petrolíferas sediadas em Candeias e demais localidades circunvizinhas também serão comunicadas do lockdown. “Vamos nos adaptar e informar a todos os órgãos sobre o fechamento total”, pontuou Jailton.
Outras medidas já haviam sido adotadas pela prefeitura para conter a proliferação do vírus, como toque de recolher, higienização pública adequada para neutralizar o vírus, obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento em bancos, além de campanhas de conscientização. Também foi feita testagem dos profissionais de saúde que atuam na cidade.
“O último estágio agora é o lockdown para que possamos atender a todas as necessidades de Madre de Deus, das igrejas e do comércio, para que a gente não cometa nenhum erro futuramente”, afirmou Jailton.
Números da Covid-19 em Madre
Segundo o prefeito Jailton Santana, Madre de Deus tem 80 casos confirmados de coronavírus. O crescimento foi acompanhado nos últimos 40 dias pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste período a pasta apontou 39 casos confirmados através de testes rápidos e outros 39 confirmados pelos exames do Laboratório Central (Lacen-BA). Trinta pessoas foram consideradas curadas da Covid-19 no município.
Os números divergem dos dados apresentados ontem (13) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O boletim epidemiológico apontou 61 casos confirmados, sendo 41 deles através de análise laboratorial, 11 por meio de testes rápidos e 1 por diagnóstico clínico epidemiológico. Quarenta casos continuam ativos no município e dois óbitos foram registrados. A taxa de contaminação está em 9,06% relacionada aos últimos cinco dias.