A Polícia Federal (PF) cumpriu sete mandados de prisão preventiva contra integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) suspeitos de omissões nos atos golpistas do 8 de janeiro. A operação Incúria foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (18), em Brasília.
Na ação, foram detidos o atual comandante-geral da PMDF, o coronel Klepter Rosa Gonçalves – subcomandante da corporação à época do 8 de janeiro -, o ex-comandante Fábio Augusto Vieira, que chefiava a Polícia Militar do DF na ocasião.
Outros dois membros da polícia militar local também foram presos. Foram eles, o coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra – responsável pelo Departamento de Operações da PMDF na época do 8 de janeiro -, o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues e o tenente Rafael Pereira Martins.
Todos os suspeitos são acusados de crimes contra o estado democrático, dano qualificado e também de violação dos deveres funcionais estabelecidos na Constituição e nas normas da PMDF. Vale lembrar que os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
As prisões foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), após o órgão apresentar uma denúncia contra eles dentro da investigação que apura a omissão de autoridades nos atos golpistas do 8 de janeiro, quando extremistas bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional.