Moradores de Madre de Deus na região metropolitana de Salvador reclamaram de um cheiro forte de produto químico que se espalhou pela região, nas últimas semanas. O problema, que acontece há alguns dias, foi relatado por internautas nesta segunda-feira (21).
Segundo eles, o mal-estar sentido há anos ficou ainda mais forte desde sábado (19). Além disso, a população também reclama com frequência que a RLAM costuma lançar gases tóxicos no ar durante a noite.
Segundo os moradores, o gás é emitido em diferentes horários, obrigando as famílias a saírem de suas casas e procurarem locais afastados, pois a substância provoca fortes dores de cabeça, náuseas, tontura, problemas respiratórios e de pele.
Ainda de acordo com os moradores, as crianças tem sido as mais atingidas. A moradora Ana Lucia da Conceição relatou que seu filho João, de 12 anos, que tem necessidades especiais sofre com problemas de pele. “Meu filho está há meses com irritação na pele. Não sei mais o que fazer. Quase todo dia tem esse vazamento e o cheiro é muito forte. Ninguém sabe explicar nada e a gente fica aqui sofrendo com todo tipo de doença,” reclama Francisca.
Essa não é a primeira vez que moradores usam as redes sociais para relatar a situação de risco em que vivem. Diversos relatos se espalharam através das redes sociais de ânsia de vomito e dor de cabeça causada pelo mau cheiro.
Apesar disso, a companhia sempre que é acionada ressalta que ‘a operação na refinaria atende a todas as normas de segurança previstas em legislação’.
NOTA
A Acelen informa que não há qualquer anormalidade nas operações da Refinaria de Mataripe e reforça que segue rigorosos processos de segurança e monitoramento do ar e do ambiente.