Ao contrário do PT de Candeias, onde o grupo derrotado na eleição para presidente da sigla que tem a frente Lima do MST apoiado pela vice prefeita Marivalda da Silva tenta derrubar a chapa eleita por maioria absoluta no tapetão, o PT de Salvador respeitando a decisão da maioria do partido decidiu lançar a candidata de Robison Almeida, deputado estadual para disputar a prefeitura de Salvador.
Robinson, que é líder da Federação PT, PC Do B e PV na Assembleia Legislativa, conquistou o apoio da maioria das correntes internas e da militância petista depois de disponibilizar seu nome no processo e defender uma candidatura própria do PT, com a construção e apresentação de um programa para a cidade que esteja alinhado com os projetos liderados pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Em julho, em reunião da executiva municipal, o PT já tinha aprovado, em decisão consensual dos membros do Diretório, a candidatura própria do partido para a Prefeitura de Salvador em 2024. Nos últimos 30 dias, os diálogos foram conduzidos para a definição do nome.
“Nesse período fizemos vários diálogos da comissão executiva e dos seus grupos de trabalho, ouvindo as tendências, os dirigentes e toda a militância. Agora, também através de uma decisão democrática da maioria, chegamos a um consenso em torno do nome do companheiro Robinson Almeida. Essa é uma decisão madura e, portanto, muito importante para o Partido dos Trabalhadores. Agora vamos pensar Salvador, apresentar um programa, um modelo de gestão que cuide melhor de nossa gente”, afirmou Cema MoSil, presidente da sigla na Bahia.
“Agora vamos apresentar o nome do PT, do companheiro Robinson Almeida, a Federação, ao governador Jerônimo Rodrigues, ao conselho político da base aliada e construir uma aliança programática por Salvador, que precisa cuidar melhor de gente e estar alinhada com a Bahia e o Brasil”, destacou Tiago Ferreira, líder do partido na Câmara de Vereadores.