Mais de R$ 690 mil reais caíram na conta do empresário de Santos, no litoral de São Paulo, Lealdo dos Santos Souza, de 38 anos, contou que achou tratar-se de um golpe do PIX.
Passado o susto, o homem percebeu que o ocorrido se tratava de um engano e prontamente devolveu a quantia ao dono do Pix.
O valor depositado eram as economias que seriam utilizadas para a compra de um apartamento e precisou devolvê-lo em parcelas após ter problemas com o banco.
“Na hora [do PIX] fiquei desesperado […]. Na minha cabeça, a primeira coisa que eu pensei era que fosse algum golpe, que os caras jogaram na minha conta por engano e depois iam vir me procurar”, afirmou o empresário, que tem um comércio no ramo de ar-condicionado automotivo.
O homem pensou em outra possibilidade. Para Lealdo o valor se tratava de um resgate de algum sequestro. “Imaginei várias coisas”, relatou o homem, que aguardou 24 horas antes de tomar uma atitude e procurar a agência do banco de origem do dinheiro do PIX.
Neste período, o empresário recebeu “muitos conselhos” orientando-o a ficar com a bolada. “Só que minha cabeça e meu coração falaram que tinha que fazer a coisa certa. Eu não pensei duas vezes em devolver”, afirmou.
Ele entende que a decisão foi a melhor possível. “Fiquei mais feliz depois que eu consegui achar [o dono]. Vi que era um senhor, uma pessoa de boa índole que trabalhou pra caramba”, afirmou.
No dia seguinte, Lealdo encontrou o dono do dinheiro um dia após receber o PIX. O empresário foi até a agência do banco de origem do dinheiro e falou com uma gerente, que localizou o proprietário da conta. “Ela ficou surpresa com a minha atitude e conseguiu entrar em contato com ele [dono do dinheiro]”, relembrou.
Fiz um PIX errado, e agora? Dá para cancelar? Saiba como recuperar o dinheiro
O cancelamento de uma transferência via PIX só é possível em caso de agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao destinatário.
A primeira coisa a se fazer depois de mandar um PIX por engano, de acordo com o consultor, é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor.
Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados pessoais do recebedor, como nome completo e agência bancária, então quem enviou o PIX pode usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a devolução. E se a chave PIX for celular ou e-mail, fica ainda mais fácil.