Num cenário político em efervescência, uma recente enquete realizada pelo Jornal Candeias revela um notável avanço de Eriton Ramos, do PP, que lidera as intenções de voto com expressivos 48%. Na enquete, Marivalda da Silva (PT), ficou na vice com 27%, e Tonha Magalhães, representando União Brasil, com 25%. A enquete ficou no ar nas últimas 24 horas e por ser realizada pelo Instagram do JC cada usuário da rede só pode votar uma vez.
Esse resultado coloca Ramos, que é Secretario de Gestão e Serviços Públicos e vem sendo apresentado de maneira informal como o indicado do prefeito Dr Pitágoras a sucessão, à frente de seus prováveis concorrentes diretos.
O crescimento de Eriton Ramos indica uma mudança significativa nas preferências dos eleitores, sugerindo uma possível consolidação no cenário político local. A trajetória ascendente do candidato do PP até então desconhecido da maioria da população, reflete o impacto de sua apresentação aos eleitores como o nome escolhido pelo prefeito Pitágoras para dar continuidade ao seu projeto.
Em segundo lugar na enquete é a também vice-prefeita Marivalda Silva com 27% das intenções. A vice-prefeita chegou a se colocar como a representante do prefeito Pitágoras a sucessão, mas após o rompimento político com o gestor viu o grupo de Pitágoras se inclinar pra um nome de confiança do prefeito. Após o rompimento da vice-prefeita, o PT municipal não permitiu o lançamento de sua pré candidatura em Plenária realizada mês passado e ela apresentou uma queda substancial nas pesquisas.
A ex-prefeita por duas vezes Tonha Magalhães (União) apareceu em empate técnico com Marivalda alcançando 25% dos votos. Tonha, que teve na última eleição 15 mil votos, detém um potencial político, que pode influenciar o resultado da eleição. Com experiência de quem já foi gestora, caso confirme sua candidatura, poderá polarizar com o candidato do prefeito Pitágoras.
O empate entre a segunda e a teceria colocada que representam a oposição ao atual gestor, mostram a necessidade de emepenbo em conquistar a confiança do eleitorado.
À medida que a campanha vai se iniciar em Janeiro se intensifica, os candidatos terão o desafio de destacar suas propostas e abordar as preocupações fundamentais da comunidade.
Seguindo as normas eleitorais, o site destaca que a enquete não se trata de pesquisa eleitoral, conforme o Art. 33 da Lei nº 9.504/97.
A enquete é um simples levantamento de opiniões, sem controle de amostra, não utilizando método científico para sua realização, dependendo apenas da participação espontânea dos interessados.
