Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, afirmou nesta quarta-feira (13) que a empresa não planeja recomprar a Refinaria de Mataripe do grupo Mubadala, pertencente ao Fundo Soberano de Abu Dhabi. Em vez disso, ele revelou que a Petrobras está envolvida em discussões com o grupo privado para um projeto mais amplo, centrado em um memorando de entendimentos relacionado à produção de biocombustíveis no futuro. As informações são do jornal Estadão.
Essas declarações foram feitas durante o leilão de áreas exploratórias para o regime de concessão. Vale destacar que, no mês passado, durante a apresentação do plano estratégico da Petrobras para o período de 2024-2028, Prates havia sugerido que a recompra da Refinaria de Mataripe era uma possibilidade.
Contudo, nesta quarta-feira, ao negar qualquer negociação para a recompra da Mataripe, Prates também esclareceu que não há tratativas em andamento relacionadas à Refinaria da Amazônia, que foi adquirida do Grupo Atem pela Petrobras. Ele afirmou categoricamente: “Não há nada em andamento com a Refinaria da Amazônia. A Reman pertence à Atem, assim como Mataripe pertence ao Mubadala”.