Em meio a uma série de elogios, os presidentes nacionais do DEM, ACM Neto, e do PDT, Carlos Lupi, oficializaram a aliança entre as legendas na eleição de Salvador. Os trabalhistas garantiram a ex-secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos, como vice-candidata na chapa comandada por Bruno Reis (veja aqui).
“Você é um exemplo de como deve ser o homem na gestão pública” e “nunca vi Salvador ser tão bem gerida e administrada como na sua gestão” foram algumas das declarações de Lupi em reverência a Neto na coletiva de imprensa online, realizada na manhã deste domingo (13). Antes disso, o prefeito da capital baiana já tinha dito que Lupi é um “grande amigo”, à frente de um partido cuja atuação é crescente no Congresso Nacional.
Em uma de suas falas, Neto frisou ainda que essa aliança “terá impacto e repercussão em todo o Brasil”. Embora a nível estadual a situação do PDT esteja indefinida – oficialmente, o partido integra a base do governador Rui Costa (PT) -, a união entre DEM e PDT objetiva a eleição presidencial de 2022. O partido de Lupi deve ter como candidato o ex-governador do Ceará e candidato à Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT), por quem Neto também disse ter “enorme admiração”.
No entanto, ao ser questionado sobre o condicionamento dessa aliança para a eleição de 2022, o prefeito ACM Neto disse que, no que depender dele, a parceria vai se firmar no futuro. “Vou ficar namorando o PDT, namoro muito intenso”, respondeu, ao que Lupi acrescentou: “A gente também quer namorar”. (Atualizada às 11h26)