Seis pessoas morreram – uma criança, um adolescente e quatro adultos – após uma embarcação naufragar na Baía de Todos-os-Santos na noite de domingo (21). Outras seis pessoas foram resgatadas com vida na cidade de Madre de Deus. Desde as primeiras informações, o Jornal Candeias enviou uma equipe pra averiguar todas as informações sobre o casos. Três das vítimas foram enterradas na tarde desta segunda (22)
A embarcação, que era do tipo “saveiro”, tinha capacidade para 11 passageiros e um tripulante, podendo ser utilizada apenas para fins esportivos e de recreação. Segundo informações da Marinha do Brasil, fornecidas durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22), a embarcação transportava pelo menos 19 pessoas.
Confira abaixo tudo o que sabe sobre o acidente até o momento:
- As pessoas que estavam na embarcação que naufragou participavam da festa Madre Verão – evento promovido pela prefeitura de Madre de Deus na Ilha de Maria Guarda. O grupo estava a caminho do terminal Marítimo de Madre de Deus, a cerca de 2 km, quando aconteceu o acidente.
- Segundo a Marinha, o trajeto tem duração de cerca de 10 minutos, mas a embarcação naufragou no meio do caminho.
- O órgão detalha que não foi informado sobre a realização da festa, por isso não conseguiram realizar um atendimento rápido a ocorrência. O resgate da Marinha demorou cerca de 45 minutos para chegar ao local.
- A prefeitura de Madre de Deus informou que o evento foi realizado em solo e que todos os órgãos competentes foram acionados por meio de ofício. Além disso, o órgão pontua que o Madre Verão aconteceu sem nenhuma intercorrência e que o acidente aconteceu depois que a festa já havia sido finalizada. A prefeitura afirma ainda que a embarcação era de recreio e que havia sido fretada por uma família.
- As investigações realizadas pela Marinha do Brasil e pela Polícia Civil (PC) apuram a informação de que uma briga teria sido o motivo para o naufrágio. Caso seja confirmada, a briga pode ter levado os passageiros para apenas um lado do barco, possibilitando o naufrágio.
- O condutor do veículo era também o proprietário. Segundo a Polícia Militar, ele chegou a se apresentar para as autoridades, mas conforme o número de vítimas aumentou ele fugiu do local. Até o momento, ele não foi encontrado. Por isso, não há detalhes sobre sua participação na prestação de socorro as vítimas ou se a embarcação seguia as regras de segurança.
- Até o momento, a Marinha procura por dois desaparecidos. Informações iniciais indicam que as vítimas são uma criança e um homem.
- Seis pessoas morreram no acidente: Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos; Flaviane Jesus dos Santos, 29 anos; Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7 anos; Caroline Barbosa de Souza, 17 anos e Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos.
- Inicialmente, 12 pessoas foram atendidas no Hospital Municipal de Madre de Deus. Duas pessoas já tiveram alta e quatro foram transferidas. Entre elas, duas crianças: uma menina de 1 ano (Hospital do Subúrbio, em Salvador) e um menino de 6 (Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador). As outras são uma idosa de 83 anos (Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas) e uma mulher de 56 (Hospital Municipal de Salvador).
- Em nota, a Secretaria Muncipal de Saúde de Madre de Deus informou que duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) seguiram no local para ajudar a prestar socorro às vítimas, recebendo o apoio das cidades de Candeias e São Francisco do Conde
- Os corpos das seis vítimas que não resistiram ao acidente foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. Três vítimas foram enterradas na tarde de hoje (22).
- Segundo informações do IML, seis corpos deram entrada no órgão e três já foram liberados. Os corpos de Caroline, Jonathan e Flaviane já foram liberados para Madre de Deus.
- As buscas estão sendo realizadas em conjunto pela Marinha, Corpo de Bombeiros da Bahia e Polícia Militar.
- Peritos da Marinha e da PC seguem na embarcação, nesta segunda, realizado a investigação. A perícia realizada pela Marinha deve terminar entre esta segunda e terça-feira (23). Depois disso, o órgão encaminhará o resultado final para o Tribunal Marítimo, que tem até 90 dias para apresentar uma decisão. Entretanto, ainda conforme o órgão, esse processo deve terminar de forma mais rápida.
Veja nome, idade e fotos dos mortos no naufrágio:
Ryan Kevellyn de Souza Santos, 22 anos
Ryan era sobrinho de Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos, que também morreu no naufrágio. Ele acompanhava a tia no passeio quando o acidente aconteceu. Os primos Alice Maria, de 6 anos, e Vanderson de Queiroz, de 42 anos, continuam desaparecidos.
Flaviane Jesus dos Santos, 29 anos
Flaviane Jesus trabalhava como operadora de caixa em um supermercado de Madre de Deus há alguns meses. Na frente do estabelecimento, foi colocado um cartaz com a mensagem de luto. Ela estava com a amiga Hayla dos Santos Conselho, que também morreu no acidente. O pai de Flaviane Jesus era o comandante do barco. E o neto dele, Jonathan Miguel Santos, de 7 anos, também morreu no naufrágio.
Rosimeire Maria Souza Santana, 59 anos
Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos, é uma das vítimas do acidente. Ela era dona de um quitanda, um tipo de mercearia que vende frutas, verduras e legumes, localizada na rua 21 de Abril, no Centro de Madre de Deus. Ela estava na companhia do sobrinho Ryan de Souza Santos, de 22 anos, que também morreu. Os sobrinhos Alice Maria, de 6 anos, e Vanderson de Queiroz, de 42 anos, continuam desaparecidos.
Hayala dos Santos Conselho, 32 anos
O corpo de Hayla, de 32 anos, foi encontrado por volta das 8h50 desta segunda (22), na região de Loreto. Ela estava com a amiga Flaviane Jesus.
Jonathan Miguel de Jesus Santos, 7 anos
Caroline Barbosa de Souza, 17 anos