O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quarta-feira (18), que os atos terroristas que aconteceram no dia 8 de junho em Brasília foram uma “tentativa de golpe por gente preparada”. A fala foi feita durante encontro com centrais sindicais no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe. Porque o que houve aqui foi uma tentativa de golpe. Uma tentativa de golpe por gente preparada”, destacou o presidente.
Além disso, Lula culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por estimular o ódio entre os brasileiros durante seu mandato.
“Eu não sei se o ex-presidente mandou, o que eu sei é que ele tem culpa porque ele passou quatro anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para garantir a democracia”, declarou Lula.
BOLSONARO INVESTIGADO
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que Bolsonaro fosse incluído que apura a instigação e autoria intelectual dos ataques golpistas que resultaram na depredação das sedes dos três Poderes.
A inclusão de Bolsonaro no rol de investigados foi decidida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Nessa segunda-feira (16), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) fez duras fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e afirmou defender que Bolsonaro responda por eventuais condutas relacionadas à instigação dos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios. A declaração de Lira foi dada após visita no 6º Batalhão de Polícia Militar em Brasília, responsável pela segurança da Esplanada dos Ministérios.
“Cada um responde pelo que faz. Meu CPF é um, o CPF do ex-presidente Jair Bolsonaro é outro. Nós temos que ter calma neste momento e investigar todos os aspectos. A nossa fala não muda. Todos os que praticaram e contribuíram para esses atos de vandalismo devem ser severamente punidos”, declarou Lira. O presidente da Câmara era um dos grandes aliados de Bolsonaro dentro da Casa.