“Quem quiser o nosso apoio em 2024 no município precisa primeiro se filiar ao PP”, foi assim que primeira-dama de Candeias e também primeira suplente de deputada estadual pelo PP, Soraia Cabral encerrou seu discurso como presidente do PP Mulher da Bahia. Sem citar nomes, Soraia disse em entrevista que não negocia entregar a prefeitura a outro partido em troca de assumir uma vaga na assembléia. Para Soraia, é preciso antes de tudo pensar no seguimento do projeto que vem sendo implantado pelo prefeito Pitágoras.
Soraia disse que não aceita “qualquer tipo de amarra ou imposição a mim ou a Candeias por conta de assumir o mandato. Isso não esperem de mim”, acrescentou. Ao site Política Livre ela afirmou que o esposo e prefeito do município, o pepista Pitágoras Ibiapina, segue no partido, mesmo sendo próximo do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que migrou para o Avante. Ela assegurou ainda que não aceitará “amarras” para garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Em Candeias, Pitágoras apoiou, para deputado federal, tanto Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo, quanto João Leão. “Respeitamos a decisão tomada por Ronaldo Carletto de sair do PP. Foi uma opção dele. Mas seguiremos no mesmo lugar. O prefeito não vai deixar o partido. Pelo contrário, iremos contribuir para o fortalecimento do PP na Bahia”, declarou Soraia, que assumiu, durante a convenção que oficializou o nome do deputado federal Mário Negromonte Júnior como presidente da legenda no Estado, o comando do grupo das mulheres progressistas.
“Vamos fazer uma ampla campanha de filiação das mulheres. Precisamos dar esse estímulo para que tenhamos mais candidatas em 2024.”, emendou.