O sorteio da Copa do Brasil, realizado nesta terça-feira (6), às 13h, definiu que Bahia e Grêmio irão se enfrentar nas quartas de final do torneio. O confronto entre as equipes tricolores já está marcado na história da competição. Os times já se enfrentaram no torneio quatro vezes, uma na primeira fase e três nas quartas, com o esquadrão nunca tendo conseguido avançar contra a equipe gaúcha.
Nas quartas de final da Copa do Brasil, as disputas entre Bahia e Grêmio ocorreram nos anos de 1989, quando a competição foi criada e o Grêmio se sagrou campeão posteriormente, 2012 e 2019, eliminação que a torcida do Bahia ainda não superou.
Na ocasião, o Bahia decidiu a classificação em Salvador, após empatar com o Grêmio fora de casa por 1 a 1 e ter feito uma grande partida. No jogo da volta, na Arena Fonte Nova, o torcedor compareceu em peso, na esperança de uma classificação histórica para as semifinais, fase do torneio que o esquadrão jamais alcançou. No entanto, a equipe gaúcha deu um banho de água-fria nos torcedores do tricolor baiano ao vencer o jogo por 1 a 0 e acabar com o sonho do esquadrão.
Quis o destino que em 2023, o confronto acontecesse mais uma vez. Mas será que finalmente o desfecho poderá ser positivo para o torcedor do esquadrão?
Atualmente, o Bahia vive um cenário de instabilidade. Apesar da classificação contra o Santos nas oitavas de final da Copa do Brasil, o time não anda bem das pernas no Campeonato Brasileiro, ocupando a 15ª posição, com apenas dois triunfos em nove partidas disputadas, somando miseros oito pontos de 27 possíveis.
Mas como a Copa do Brasil é um campeonato de mata-mata, totalmente diferente do brasileirão, a torcida do Bahia sempre demonstra muita fé e crença de que a equipe pode ir mais longe, mesmo nunca tendo passado das quartas, e neste ano, o cenário não é diferente.
O Bahia, que agora é SAF e faz parte do Grupo City, possui um maior poder aquisitivo, tendo gasto milhões de reais neste primeiro semestre para reforçar o elenco e, com a janela de transferências se aproximando, o tricolor baiano poderá se reforçar antes mesmo do confronto contra o Grêmio, fator que faz a torcida do esquadrão acreditar ainda mais que a equipe pode quebrar este tabu histórico de nunca ter chegado às semifinais da competição.
É importante ressaltar que com as lesões de Jacaré (fora por 2 meses) e Biel (fora por até 4 meses), os dois principais jogadores do Bahia em 2023, fica evidente a necessidade de contratar novos atletas para suprir a ausência das estrelas do esquadrão.
Bahia e Grêmio irão se enfrentar nas semanas dos dias 5 e 12 de julho, com a equipe gaúcha definindo o confronto dentro de casa, na Arena do Grêmio.
Confira o Raio-X dos confrontos entre Bahia e Grêmio nas quartas da Copa do Brasil:
Quartas de Final da Copa do Brasil de 1989
Primeiro jogo 12/08/1989 – Grêmio 1 a 0 Bahia
Segundo jogo 05/08/1989 – Bahia 0 a 2 Grêmio
Quartas de Final da Copa do Brasil de 2012
Primeiro jogo 17/05/2012 – Bahia 1 a 2 Grêmio
Segundo jogo 24/05/2012 – Grêmio 2 a 0 Bahia
Quartas de Final da Copa do Brasil de 2019
Primeiro jogo 10/07/2019 Grêmio 1 a 1 Bahia
Segundo jogo 17/07/2019 Bahia 0 a 1 Grêmio