Aumento da reprovação ao governo, do modo de governar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da visão negativa dos brasileiros sobre os rumos do país. Esses foram alguns dos resultados da nova pesquisa Genial/Quaest com a avaliação do governo petista divulgada nesta quarta-feira (2).
Segundo o levantamento, a aprovação do trabalho realizado pelo presidente Lula à frente do governo federal caiu de 54% verificados na pesquisa realizada em julho para 51% nesta mais recente. Já a reprovação do jeito de governar do presidente petista subiu de 43% para 45%. O índice de 54% apurado na última pesquisa havia sido o maior patamar de aprovação atingido pelo governo Lula neste ano de 2024.
Em três meses, portanto, a distância entre aprovação e desaprovação, que estava em 9%, caiu para apenas seis pontos percentuais. A pesquisa Genial/Quaest entrevistou duas mil pessoas de 25 a 29 de setembro de 2024 com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Também foi verificada queda na aprovação pessoal do presidente Lula. Essa aprovação, que estava em 36% na pesquisa de julho, caiu quatro pontos percentuais e agora está em 32%. Já a desaprovação subiu de 30% para 31% nesse levantamento mais recente. O percentual de insatisfeitos ainda está menor do que o patamar mais alto de desaprovação apurado pela Genial/Quaest, na pesquisa de fevereiro deste ano, quando este índice chegou a 34%.
Os entrevistados da Genial/Quaest também responderam a perguntas que comparam o governo atual com o anterior, de Jair Bolsonaro. De acordo com os resultados, 38% dos brasileiros disseram que o governo Lula está melhor do que o anterior. Já 33% afirmaram que o terceiro mandato de Lula está pior do que a gestão Bolsonaro. Para 22% dos entrevistados, Lula está igual a Bolsonaro, e 4% não souberam ou não responderam.
Já em resposta ao questionamento se o Brasil está indo na direção certa ou na direção errada, 49% das pessoas consultadas responderam que o país está “na direção errada”. Os que afirmaram que o país está “na direção certa” foram 41%, e 10% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Sobre a economia brasileira nos últimos 12 meses, cresceu entre as pesquisas de julho e esta agora de setembro o número de pessoas que acham que a situação econômica piorou (de 36% o índice subiu para 41%). Por outro lado, aumentou também a quantidade de pessoas que acreditam que a economia melhorou (de 28% para 33%). A avaliação de que ficou do mesmo jeito caiu de 32% para 22%. Não souberam ou não responderam, 4%.
A Genial/Quaest apurou ainda a percepção dos entrevistados sobre o noticiário a respeito do governo Lula. Um total de 38% disseram que têm visto mais notícias positivas do que negativas em relação ao governo. O mesmo número de 38% das pessoas disseram o contrário, ter visto mais notícias negativas do que positivas a respeito da atuação do presidente e seu governo. 20% disseram que “não tem ouvido notícias”, e os 4% restantes não souberam ou não quiseram responder.