A montadora chinesa BYD confirmou a instalação de um centro de pesquisa no Rio de Janeiro (RJ), contrariando as expectativas do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que havia garantido que o equipamento seria inaugurado na Bahia. O anúncio foi feito pelo prefeito do RJ, Eduardo Paes (PSD), no último sábado (11).
Em março, Jerônimo disse em entrevista à Rádio Sociedade, que tinha negociado pessoalmente com o alto escalão da BYD para manter o Centro de Pesquisa e Inovação Automotiva no estado.
“Eu fui à China, coloquei na mesa da BYD que queremos também que seja criado um ambiente de pesquisa e desenvolvimento. A resposta deles foi, ‘olha, que a gente pode fazer pesquisa para que isso possa acontecer na Bahia’. Bom, eles estão comprometidos com isso, inclusive, chamando a Bahia de ‘novo Vale do Silício’”, disse Jerônimo.
Segundo Wang Chuanfu, presidente internacional da BYD, Eduardo Paes convenceu a empresa a instalar o centro no Rio de Janeiro, que será construído em um terreno do Aeroporto Internacional Tom Jobim. As informações sobre o valor do investimento não foram divulgadas.
Em nota enviada ao Bnews, a BYD confirmou a construção do centro na cidade carioca e garantiu que a Bahia conta com o maior complexo fabril fora da Ásia, inaugurado oficialmente em Camaçari, na última quinta-feira (9), com aporte superior a R$ 5,5 bilhões.
A empresa também destacou que mantém um centro de pesquisa e desenvolvimento em Campinas, São Paulo, voltado para soluções de energia solar, ônibus elétricos e baterias. “A iniciativa complementa a estratégia nacional da empresa, fortalecendo diferentes polos de desenvolvimento nos estados brasileiros e reafirmando o comprometimento com uma nova era da mobilidade”, diz a nota.