O número de mulheres vítimas de disparos de arma de fogo em Salvador e na Região Metropolitana (RMS) chegou a 103 em 2025, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Do total, 59 não resistiram aos ferimentos. O caso mais recente ocorreu na manhã de domingo (26), em Camaçari, e terminou em tragédia.
De acordo com informações da polícia, Valdir Casaes dos Santos, de 40 anos, atirou contra a esposa, Tatiana de Jesus Felix, de 44, dentro da casa onde moravam, no bairro Phoc II. O homem havia recebido alta médica poucas horas antes do crime. Após efetuar os disparos, ele tirou a própria vida.
Tatiana chegou a ser socorrida e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos. O caso é investigado pela Polícia Civil como feminicídio seguido de suicídio.
Segundo o Instituto Fogo Cruzado, os números reforçam o aumento da vulnerabilidade das mulheres à violência armada na capital e região metropolitana. Os dados são atualizados em tempo real e podem ser consultados pela plataforma vaniabr.ai, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida pela organização.













