Ruas desertas marcam o primeiro dia do Lockdown na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, nesta quinta-feira (9). A medida foi adotada pela Prefeitura para conter o avanço do coronavírus. Barreiras foram colocadas nas ruas Av. Antônio Paterson, Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Rua do Passé e Dois de Fevereiro.
Viaturas e motos da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (10ª CIPM) farão o patrulhamento da cidade para coibir a circulação de veículos durante o confinamento. O decreto prevê multa de até R$250 para o cidadão e de até R$ 50 mil para estabelecimentos comerciais em caso de descumprimento da determinação.
“A gente pontou que era necessário ter punição para aquele que descumprir o decreto. As pessoas que descumprirem serão notificadas e até multadas. A Polícia Militar está com moto patrulhamento para coibir a circulação de veículos e motos. Aqueles que por ventura queiram permanecer na frente de querer desrespeitar tomaremos as medidas administrativas cabíveis de acordo com o Código Nacional de Trânsito”, afirma o comandante 10ª CIPM, major Washington Luís.
A medida seguirá até as 5h de terça-feira (16). No bloqueio total, 30 atividades consideradas essenciais estão permitidas no município. Segundo o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina, a ação é necessária para conscientizar a população sobre o combate ao coronavírus na cidade. “Os índices cresciam de uma forma assustadora, nós colocamos o lockdown dentro em nossa cidade. Tenho certeza que a partir desse momento a população de Candeias vai se conscientizar. Acredito que cinco dias será necessário para nós educarmos a população e com certeza, diminuir a curva de crescimento”, explicou o prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina.
A Central de Abastecimento estará fechada até segunda-feira (15). Apenas os mercados localizados nos bairros podem funcionar durante o confinamento. “Não podemos desabastecer a nossa cidade. Serão cinco dias, as pessoas tem que estar abastecida com serviços que são essenciais, as pessoas têm que se alimentar, as pessoas que ficarem doentes devem encontrar uma farmácia. Nós não podemos e não temos o direito de interferir na rotina das pessoas”, finalizou o prefeito.
TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
Durante o lockdown está proibida a circulação de veículos particulares e veículos das cooperativas de transporte alternativo e o transporte de motos, mototáxis e táxi dentro do município. Até o dia 30 de junho, o acesso de veículos de lotação vindos de outros municípios. Estão excluídas da determinação, as atividade ou serviços essenciais ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados. O transporte de cargas segue sem restrições.