A noite desta terça-feira (29) foi marcada por queimas de fogos em diversos bairros de Salvador, como sinal de uma nova fase na guerra entre facções criminosas. A celebração, segundo fontes policiais do Alô Juca, simboliza a confirmação do rompimento entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), que haviam anunciado uma aliança para cessar confrontos, reduzir custos com a guerra e garantir a continuidade dos negócios ilegais.
Em Salvador, a ruptura resultou na extinção da Tropa do A, que foi absorvida pelo PCC. Bairros como São Marcos, Pau da Lima, Brotas, Jardim Cajazeiras, Portelinha (localidade), Sussuarana Velha e Cajazeiras XI, além de localidades na Região Metropolitana como Acupe de Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara, passaram a ser dominados pelo PCC.
A trégua entre PCC e CV, negociada desde 2019, visava o compartilhamento de rotas de tráfico e a pacificação nos presídios. Com o fim da aliança entre as duas, a Bahia passa a ser palco da atuação de três das mais poderosas facções do país: Terceiro Comando Puro (TCP), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). O cenário é de tensão permanente e risco iminente de escalada da violência nos próximos dias.
As informações são do site alô Juca