Deu resultado! Após as denuncias feitas pelo Jornal Candeias sobre irregularidades em Blitzs realizadas em Candeias que repercutiram em toda mídia baiana, e após o Detran Bahia reconhecer a Blitzs, mas não responder sobre as irregularidades, (veja aqui) o Governo do Estado da Bahia através da direção do Detran reconheceu a gravidade das irregularidades, voltou atrás da primeira nota e afirmou agora que vai abrir uma sindicância para apurar as gravidades das denuncias.
Na nova nota enviada ao site Informe Baiano, o governo do estado afirmou que “o veículo utilizado pela empresa credenciada ao Detran estava no local em apoio à Operação. Em relação à placa de identificação do carro, será instaurada um sindicância para apuração do fato. O Departamento atua no acompanhamento das ações de fiscalização e age seguindo os princípios da transparência e em consonância com a regulamentação dos órgãos nacionais de controle do trânsito”, disse na nota.
Quanto à denuncia de que um funcionário da empresa de guincho, que estava dentro do carro que também pertence a empresa S C Nunes, o Detran reconhece a irregularidade. “O Detran reitera que apenas os agentes de trânsito têm autoridade para aplicação de multas, quando houver indicação”, diz a nota. O Ciretran, órgão responsável do governo do estado por realizar as Blitzs na cidade, é administrado desde Junho de 2023, por Vivaldo Pereira, líder sindical e diretor do PT de Candeias, indicado ao cargo pela vice-prefeita Marivalda Silva (PT), mas ainda não se manifestaram sobre o fato.
Entenda o caso
Um veículo descaracterizado e com placa escondida estaria multando motoristas com um agente sem farda. O “carro fantasma” pertence a uma empresa de guincho e reboque. Também ostenta diversas multas de trânsito, uma delas por invadir o pedágio. Além disso, o carro estava estacionado em uma faixa amarela, o que também é proibido.
A publicação inicial do veículo da região metropolitana de Salvador e do IB sobre a existência do radar oculto resultou em diversas denúncias adicionais. Uma delas destaca a propriedade do veículo por parte da empresa S C Nunes, que é sediada em Feira de Santana e presta serviço de guincho e reboque.